sábado, 13 de fevereiro de 2010

e ai vem o Carnaval

É minha gente como dizem os puxadores de samba enredo de escola de samba "alô comunidade A HORA É ESSAAAAAA!!!!!!", vai começar o Carnaval o pesadelo pra uns e a alegria vertiginosa para outros ( a maioria diga se de pagassem).
Como em todos os anos vai ter desfile transmitido pela Globo com comentaristas explicando os enredos das escolas que a maioria das pessoas não consegue entender, inclusive eu, e acho que nem os comentaristas entendem. Na Bahia trios eletricos, no Recife e em Olinda frevo e maracatu e em todo o Brasil blocos, escolas de samba e afins estarão fazendo a festa por ai.
E como em todos os anos teremos famosas, sem calcinha, nos camarotes e um fotografo esperto la pra tirar fotos, teremos jogadores de futebol aproveitado a folia, governos municipais e estudais despejando rios de dinheiro nas escolas de samba pra elas retrarem seus estados e municípios (que beleza!!!!).
E como em todos os anos as pessoas vão exagerar nos bailes de carnaval e vão encher a cara e vão brigar, atirar sem motivo, vão beber e bater seus carros e morrer e matar sem motivo. No fim do Carnaval virão as noticias com o balanço de acidentes nas estradas e já sabemos o que eles dirão, mas fazer o que...isso é Carnaval.
Mas o que muita gente não sabe é que o Carnaval é uma festa muito antiga e que ao longo do tempo foi tendo seu motivo modificado. No inicio era uma festa para comemorar a colheita e só no século VII antes de Cristo, na Grécia, o Carnaval se tornou uma festa digamos oficial, o Carnaval passou a ser festejado em honra de Dionísio, deus do êxtase e do entusiasmo para os gregos. Foi nessa época que o Carnaval passou a ser um festa com orgias e excessos alcoólicos (começou ai a sacanegem).
Na era cristã a igreja não conseguindo acabar com o Carnaval em uma tentativa desesperada fez do Carnaval uma data de seu calendário religioso para acabar com a libertinagem presente na festa, oque sabemos não deu certo.
A palavra Carnaval vem do latim carnelevamen que depois foi modificado para carne, vale (adeus carne) tudo isso baseado no fato dos cristãos não comerem carne no período da quaresma que é o período de quarenta dias antes da pascoa.
Com o tempo o Carnaval passou de uma festa de camponeses sem malícia para o que é hoje, uma festa cheia de excessos e libertinagem com alguns momentos belos e muitos dignos de serem esquecidos e que nos últimos anos se tornou repetitiva e previsível. Bom, é Carnaval e como dizem os puxadores de samba enredo " alô comunidadiiieee!!!!! A HORA É ESSA!!!!!!!!
eu vou dormir
bom Carnaval pra vocês
abraços!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário